O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado em João Costa (PI) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, abriga um importante sítio arqueológico. As inscrições rupestres e as peças arqueológicas encontradas no Sítio do Boqueirão da Pedra Furada são indícios da mais antiga ocupação do homem em terras americanas.
Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, o Parque está dentro de Área de Preservação Permanente (APP) que constitui um cinturão de proteção suplementar. Com isso, os seus sítios estão protegidos e íntegro em relação à sua preservação física e à sua compreensão. Seus sítios arqueológicos são os mais relevantes das Américas, fornecendo dados e vestígios importantes para uma revisão geral das teorias estabelecidas sobre a entrada do homem no continente americano.
Situado no único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga, possui vegetação e relevo diversificado e suas paisagens surpreendentes. Seus pontos de observação privilegiados permitem a visão de vales, serras, planícies e o ecossistema da região.
A fauna do parque é formada principalmente por espécies do cerrado, como macacos, morcegos, tatu-bola, veados, além da onça pintada e do tamanduá-bandeira. Entre as aves figuram 208 espécies onde o jacu e a codorniz-comum se fazem presentes em qualquer passeio em trilhas desenvolvida neste projeto.