Renascer de um Rio

Ciência, território e cidadania no Tietê.

Sobre o Projeto

O “Renascer de um Rio” acompanha o Tietê de diferentes realidades: em Salto, leitura de paisagem fluvial e análise inicial de água; na Cuesta de Botucatu, estudo de relevo, nascentes e uso do solo; em Barra Bonita, navegação com eclusa e nova análise para comparar resultados. Com mediação por faixa etária e protocolos de segurança, a turma organiza dados, constrói croquis e comunica evidências. Alinhado à BNCC, o roteiro integra ciência, geografia, história e cidadania.

Informações Pedagógicas

Indicação

Fundamental II | Ensino Médio

Duração

Com Hospedagem

Área do Conhecimento

Ciências da Natureza | Ciências Humanas | Linguagens | Matemática

Objetivos de Aprendizagem

  • Diagnosticar a qualidade da água em diferentes pontos do Tietê (pH, turbidez, temperatura, condutividade e observação visual), registrando em tabela e gráfico comparativo.
  • Explicar como relevo e uso do solo (cuesta, urbano/industrial, turístico) influenciam o rio, por meio de croqui de bacia e legenda.
  • Relacionar navegação/eclusa, economia local e impactos ambientais em mapa conceitual.
  • Calcular/estimar distâncias, tempos e desníveis da trilha e do percurso fluvial com registros no caderno de campo.
  • Propor ações de cuidado/monitoramento para a comunidade escolar com base nos dados coletados.
  • Comunicar resultados em linguagem científica acessível por meio de infográfico/mini-pôster apresentado em grupos.

Temas Abordados

  • Bacia do Tietê: nascentes, afluentes, usos e recuperação.
  • Ética ambiental e cidadania.
  • Geomorfologia da Cuesta: divisores de água, escarpas, recarga hídrica.
  • Impactos urbanos/industriais e soluções de saneamento.
  • Navegação e eclusas: engenharia, energia e logística.
  • Turismo, economia local e educação ambiental crítica.

Roteiro de Atividades

Parque das Lavras (Salto) — Análise 1 de Água

Leitura de paisagem fluvial e memória industrial; coleta de dados de pH, turbidez e temperatura com registro fotográfico e tabela de campo.

Cuesta de Botucatu — Trilha Interpretativa

Estações de relevo, solos e nascentes; altimetria e croqui de bacia hidrográfica; discussão sobre recarga e uso do solo.

Passeio de Barco e Eclusa (Barra Bonita)

Funcionamento da eclusa, níveis d’água e tempos de operação; navegação e economia local com observação guiada.

Prainha de Barra Bonita — Análise 2 de Água

Nova coleta e comparação com Salto; conversa sobre balneabilidade, turismo e atitudes de cuidado.

Oficina de Síntese — Infográfico “Renascer de um Rio”

Organização dos dados, fotos e conclusões em produto final para socialização na escola.

Experiência Completa

O que a Educar inclui para sua turma viajar com tranquilidade.

Projeto Personalizável

Transporte Rodoviário

Transporte fluvial

Hospedagem

Alimentação

Orientadores

Monitoria Especializada

Guias Locais

Equipamentos Pedagógicos

Seguro Viagem

Pulseiras de Identificação

Rádio de Comunicação

Ingressos e Agendamentos

Localização e Fotos On-line

Documentação e Pagamento

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