





Paraty, considerada Patrimônio Histórico Nacional, é uma cidade colonial que preserva seus encantos naturais e arquitetônicos desde o século XVIII. Antigo ponto de partida do ouro vindo das cidades de Minas Gerais, o porto de Paraty e a Estrada Real são testemunhos de um passado histórico profundo. O "Caminho do Ouro", trecho preservado da antiga estrada, oferece aos alunos uma experiência de imersão na história do Brasil colonial, proporcionando um olhar sobre como as riquezas circulavam entre o Brasil e a Europa. A cidade guarda construções como casarões, igrejas e um forte que traduzem o estilo da época, além de símbolos maçônicos misteriosos e uma cultura tradicional preservada, como festas religiosas e a tradição caiçara, que instigam o aluno a refletir sobre a vida no período colonial.
Além de seu rico patrimônio histórico, Paraty também é um excelente laboratório para o estudo da biodiversidade da Mata Atlântica e do ecossistema marinho. O Saco do Mamanguá, uma baía rodeada por vegetação nativa, e as áreas costeiras ricas em manguezais e costões rochosos, são ideais para o estudo de fauna, flora e geografia. Este estudo do meio conecta as áreas de Ciências da Natureza, História, Geografia e Educação Ambiental, permitindo que os alunos explorem e compreendam a relação entre o ambiente natural e as atividades humanas, além de promover uma reflexão sobre sustentabilidade e preservação. A proposta de visitação e exploração direta de locais históricos e naturais proporciona aos alunos uma aprendizagem prática e significativa, que estimula o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas e sociais de forma imersiva e dinâmica.
Indicação
Fundamental II | Ensino Médio
Duração
Mínimo de 3 dias
Componentes Curriculares
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagem e Matemática
Temas Abordados
Compreensão do contexto colonial brasileiro, a importância da Estrada Real e do ciclo do ouro, além da análise de como a ocupação territorial influenciou o desenvolvimento social e econômico da região, ocupação do território, análise das dinâmicas geográficas da cidade, das áreas costeiras e da relação entre o ambiente natural e as atividades humanas, com foco na preservação ambiental, biodiversidade da Mata Atlântica e do ecossistema marinho, com foco nos biomas locais, como o manguezal e o costão rochoso, sustentabilidade, práticas de preservação e conscientização ambiental, transformação de energia e conceitos físico sobre energia nuclear.
Transporte Rodoviário
Transporte Marítimo
Hospedagem
Alimentação
Orientadores
Recreatores
Guias Locais
Agendamentos
Ingressos
Práticas
Pedagógicas e
Recreativas
Fotos do Projeto
Pulseiras
Seguro Viagem
Primeiros socorros
Rádio Comunicadores