A imigração no Brasil deixou fortes marcas na demografia, na cultura e na economia do país. Imigrantes das diversas nacionalidades chegaram a São Paulo nos meados do século XIX e no decorrer do século XX trazendo com eles a sua cultura, suas formas de pensar e o seu modo de vida.
Seu crescimento se deu pelo fim do tráfico internacional de escravos para o Brasil e pela expansão da economia, principalmente, no período das grandes plantações de café no Estado de São Paulo.
Alguns bairros da cidade de São Paulo ainda mantem as tradições destes ilustres moradores. Bairros como o Brás, Mooca, bexiga e Belenzinho, antigas vilas operárias, tiveram influência Italiana. Ao passar pela liberdade observando suas ruas decoradas, comércio e restaurante é conduzido imediatamente ao oriente. No Centro muitos imigrantes árabes se instalaram e, por sua vez, em Higienópolis foi a vez da ocupação hebraica.
O projeto Imigração percorre os bairros da Mooca, com a visita ao Museu da Imigração, Liberdade com passeio pelas suas ruas e visita ao Museu japonês e, no bixiga, para conhecer de perto a cultura Italiana.
Este Estudo do Meio possibilita aos estudantes a percepção das influências que os imigrantes trouxeram e ajudaram na construção da cultura e no modo de vida do povo brasileiro.